EDUCAÇÃO, CULTURA E RELIGIÃO (*)

                                                   Swami Lokeswarananda

 

             A rigor todas as três têm muito em comum. Até certo ponto pode-se dizer que elas convergem e se tornam uma mesma coisa. Vale dizer : um homem educado é - ou deveria ser - um homem culto e, mesmo que ele não admita, é também religioso. Educação, cultura e religião são apenas nomes diferentes de um mesmo processo de desenvolvimento que culmina na perfeição, uma meta que todos almejam alcançar.

             Examinemos primeiro o inter-relacionamento entre educação e cultura. Será possível imaginar educação sem que a cultura seja seu corolário imediato ? Que é educação senão a melhoria do indivíduo como um todo ? Primordialmente ela deve melhorar a mente do indivíduo, o que significa a melhoria de seus pensamentos, de sua postura para com o próximo, sua conduta, sua fala e seus atos. Para que seja digna de seu nome a educação deve se esmerar em promover um aperfeiçoamento na personalidade do  estudante, sob todos os pontos de vista : físico, intelectual e moral. Nos dias de hoje a ênfase é direcionada para a melhoria intelectual, o que está perfeitamente certo. No entanto, para ser bem equilibrada, deveria ser acompanhada dos desenvolvimentos físico e moral. Se uma pessoa educada é fisicamente fraca ela pode anular todo o progresso que tenha feito intelectualmente. Pior, contudo, é o caso do homem educado que se torna moralmente fraco. Que paradoxo : um homem educado ser moralmente doentio ! Se ele é intelectualmente amadurecido deveria mostrar esta maturidade no poder de discriminar entre o certo e o errado e fazer apenas aquilo que é certo. O requisito mais elementar é que ele seja  estritamente moral. Não deveria prejudicar o próximo, deveria ser modesto, preocupar-se com os outros, ajudando-os na medida de suas possibilidades. Em outras palavras: o padrão de avaliação para um homem educado está no caráter que tem e não meramente no montante de conhecimentos que possui. Ele deve demonstrar que é imensamente um homem melhor em virtude da educação que recebeu; melhor como pessoa e  melhor pelo seu caráter.

             Mas quais são os critérios que definem um homem culto? Os parâmetros de um homem culto estão em suas predileções e temperamento, sua natureza e seus hábitos, no grau de refinamento que demonstra no trato com o próximo; ou seja, no homem bom que é, no seu caráter, na forma que se conduz no dia-a-dia da vida. Obviamente, estas são qualidades que emanam da verdadeira educação. Cultura, em síntese, é a culminância da educação.

             E o que é religião? Religião é um tipo de desenvolvimento que também é visível no caráter que se tem. Ela estimula o crescimento interior. Antes de mais nada ela expande nosso ser, tal como se tivéssemos saído de uma concha e nos sentíssemos cá fora identificados com os demais. Ela destrói nosso ego estreito e tacanho, substituindo-o por um ego que abarca o universo inteiro. Se um homem religioso é piedoso, isto é devido a esta expansão. É honesto, igualmente, porque o crescimento que a religião propicia só é possível quando são observados princípios éticos.

             Assim, educação, cultura e religião superpõem-se, visto que a meta da evolução humana é a perfeição. Caminharão sempre lado a lado, uma conduzindo à outra. Um homem adequadamente educado é um homem culto (isto é o mínimo que se pode esperar dele); um homem culto é também um homem religioso porque a cultura abrange as qualidades que a religião inspira e sustenta. As três são partes inseparáveis de um processo de crescimento comum que leva à perfeição, o objetivo supremo da vida.  

 

(Extraído de Practical Spirituality, Swami Lokeswarananda, publicado por The Ramakrishna Mission Institute  of Culture, Calcutta, India)

 

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